“Projeto Retomada”- exposição e vídeo, é resultado do prêmio no edital “Lei Cultural Aldir Blanc” da Prefeitura de Cotia, edital 'Benedito Pereira de Castro' (Seu Dito da Congada).


Nessa exposição contemplo uma seleção de registros fotográficos realizados entre 2016 e 2019, período importante e delicado da Congada de São Benedito de Cotia, do qual tive a honra e o privilégio de ser convidado pela Dalila F. V. Barbi, para documentar a “Retomada” da Congada, sem a presença do Mestre Dito, falecido poucos meses antes do início da minha documentação. 

Pretendo com toda a humildade, contar um pouco desse instante histórico da Congada de São Benedito e sua "Retomada" e também retratar o envolvimento da família dos congadeiros, que incluem todas as gerações, desde as crianças até os anciões. Movimento esse, que gera amor, respeito, comunidade, irmandade, inclusão, diversidade, beleza, humildade, ancestralidade e a perpetuação de um saber.  

Durante o processo de criação e execução desse edital, revendo e refletindo sobre a história que presenciei, percebi que o meu maior desejo é conseguir revelar o invisível, o sagrado dessa irmandade como uma das importâncias da Cultura Popular, e das heranças deixadas pelo grande Mestre Dito.


Viva o Mestre Dito!

Viva a Retomada da Congada de São Benedito de Cotia!

1 fundo preto logos pagina 1.jpg